Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

União estável na relação homoafetiva

Publicado por Rafael Souza Rachel
há 9 anos

Essa semana foi vivenciada muitas manifestações sociais após aprovação do casamento homoafetivo nos Estados Unidos e muitas discussões no Brasil a cerca do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo voltaram a ganhar destaque.

Muitas pessoas tem dúvidas com relação à união estável entre pessoas do mesmo sexo e seus direitos. Visando esclarecer algumas dessas dúvidas, esse artigo foi desenvolvido.

Para Ana Elizabeth Calvacanti em 1988, a legislação constitucional brasileira reconheceu “a relação não matrimonial entre um homem e uma mulher como forma legítima de constituição da família, conhecida como união estável”. Nas uniões estáveis, assim como no casamento, Ana Elizabeth comenta que “dentre os efeitos patrimoniais, pode-se citar a regra do regime de bens”.

Assim sendo, os envolvidos na união estável poderão escolher o regime de bens, ou caso não o façam, assim como na regra do casamento, o regime de comunhão parcial de bens irá prevalecer na relação.

Até aqui falamos da união estável nas relações heterossexuais. E quanto às uniões estáveis homoafetivas? Essas uniões já são reconhecidas perante a lei brasileira?

Sim, as uniões estáveis homoafetivas são reconhecidas no Brasil.

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Além disso, de acordo com Francesca Luchese, uma ilustração de que as uniões homoafetivas continuem famílias, pode-se citar o “Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, que confere às uniões homoafetivas tratamento diferenciado, dando competência a Vara de Família para julgar ações decorrentes desse relacionamento”.

Com isso, sendo reconhecida a união estável, o casal partilhará dos bens conforme regime de bens ao qual a sua relação esteja subordinada. Além dos bens, o parceiro poderá ter direito a pensão do INSS em caso de morte, por exemplo.


Fonte: Artigo: Efeitos patrimoniais da dissolução das uniões homoafetivas. Publicado: Âmbito Jurídico.

Artigo: O conceito de união estável e concubinato nos tribunais nacionais. Publicado: Âmbito Jurídico.

  • Sobre o autorAdvogado.
  • Publicações26
  • Seguidores91
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações217
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-estavel-na-relacao-homoafetiva/205175262

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)